A economia compartilhada é resultado de uma evolução da economia e se encaixa no novo modelo de consumo de produtos, bens, serviços e espaços de um para muitos, já que o seu propósito é ser de um para diversos consumidores. Esse conceito tem mudado a vida de diversas pessoas e a forma como elas fazem as suas escolhas. Na prática a economia do compartilhamento estimula o uso coletivo de diversos serviços como: aluguel de bicicletas e patinetes, carros por aplicativo, estações de coworking, locação de imóveis, alimentos saudáveis, clube de compras e até roupas.    

O modelo foi impulsionado pelo avanço da tecnologia e começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde desconhecidos passaram a realizar negócios através da troca e compartilhamento de bens e serviços. Após um período de consumismo elevado, algumas pessoas começaram a questionar as consequências desse comportamento e perceberam que o consumo consciente traria benefícios para a sociedade e para o planeta 

O consumo sempre esteve atrelado ao modo de vida em sociedade, inicialmente era voltado para a sobrevivência e depois se tornou um meio de satisfazer desejos e vontades. Hoje a economia compartilhada é uma opção que traz benefícios para o bolso do consumidor e para o meio ambiente, permitindo reduzir o impacto ambiental através do uso racional de recursos, como é o caso da energia solar compartilhada por assinatura para geração de energia elétrica.  

Energia solar e a economia compartilhada  

Dentro desse conceito de novos negócios, tem se tornado cada vez mais popular a comercialização da energia solar compartilhada por assinatura. A geração de energia compartilhada permite que um grupo de pessoas, duas ou mais, seja responsável por um sistema de microgeração ou minigeração de energia, desde que estejam em uma localidade atendida pela mesma rede distribuidora de energia, por exemplo, clientes que sejam pessoa física ou jurídica e estejam em cidades mineiras que são atendidas pela CEMIG.  

A expressão Geração Distribuída ou GD é usada para se referir aos painéis fotovoltaicos instalados em residências e comércios dos próprios consumidores, a energia gerada pelos painéis tem o objetivo de suprir o próprio consumo e o excedente produzido é disponibilizado na rede de distribuição. Quando um saldo é gerado, o consumidor recebe um crédito em energia que pode ser utilizado para compensar na próxima fatura ou em até 60 meses. Essa modalidade representa hoje 5% de toda a capacidade de geração de energia elétrica instalada no país e tem a energia solar fotovoltaica como sua fonte principal.  

Desde 2015, quando a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) criou a geração compartilhada na Resolução 687/2015, o surgimento de empresas de energia solar por assinatura se tornou possível. Essa mudança permitiu uma democracia no acesso à energia solar, já que antes apenas uma pequena parcela da população tinha condições de assumir os investimentos para transformar a fonte solar em energia elétrica.  

O serviço solar por assinatura é inovador, tem custo zero de instalação e manutenção, permite uma redução considerável no custo da energia elétrica e ainda é uma oportunidade de utilizar uma fonte de energia limpa e sustentável.  

A geração compartilhada de energia solar hoje é uma ótima opção para quem quer economizar e se preocupa com o meio ambiente. A Cemig SIM nasceu nesse cenário de geração distribuída de energia e contribui com o conceito de economia compartilhada ao disponibilizar a energia produzida em usinas solares para diversos consumidores.  

Crescimento acelerado 

O setor vive um momento de crescimento acelerado, a energia solar por assinatura é uma alternativa para fugir dos altos custos da energia elétrica sem precisar realizar obras e investimentos.  

Instalação  

A instalação do sistema fotovoltaico é uma das grandes preocupações dos consumidores que pretendem gerar a própria energia proveniente da fonte solar. Os altos custos de investimento que envolvem obras e manutenção das placas solares impossibilita a adesão de grande parte da população.  

Consumo consciente 

Com a pandemia, o brasileiro foi estimulado ainda mais a adotar um consumo consciente e ações sustentáveis como redução do desperdício de água, separação do lixo e economia de energia. A era da colaboração traz mudanças significativas para a vida em comunidade, o consumidor está mais preocupado com o seu impacto ambiental e isso influencia até na sua escolha de compra. Uma pesquisa da Opinion Box mostra que 55% dos consumidores dão preferência para empresas conhecidas por cuidar do meio ambiente. 

Economia e crise hídrica 

O Brasil enfrentou três grandes crises nos últimos 20 anos, o apagão de 2021, a crise hídrica de 2014 e a atual, vivida em 2021. Mesmo com a escassez e os aumentos frequentes na tarifa de energia, os brasileiros consumiram mais energia em 2021 do que no ano anterior, um aumento de 5% no consumo de acordo com dados da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE). Diante da seca e do aumento na conta de energia, a procura por fontes alternativas de geração de energia cresceu muito, desenhando uma nova era para a energia no país.  

Benefícios, sustentabilidade e crescimento da energia solar por assinatura 

Além das vantagens de não precisar investir em instalação e manutenção das placas solares, a energia solar por assinatura permite que o consumidor pague menos pela energia elétrica, o que torna o serviço ainda mais atrativo. A economia gerada para os clientes da Cemig SIM vão de 15% a 18% de redução na tarifa de energia e ainda contribui com o desenvolvimento sustentável. De acordo com a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) o uso da energia solar fotovoltaica já evitou a emissão de mais de 19,6 milhões de toneladas de CO² no Brasil, auxiliando no desenvolvimento de um planeta cada vez mais sustentável.  

Minas Gerais lidera hoje o ranking estadual de geração distribuída em potência instalada, com 17,2%, seguido por São Paulo, 13%, e Rio Grande do Sul, que possui 11,8%, conforme infográfico divulgado em março pela Absolar.  

A nova era da energia já começou, quer saber como fazer da nossa comunidade solar? Clique aqui e simule a sua economia com a Cemig SIM.

Conheça o SIM MOB!

Com o SIM Mob oferecemos soluções de mobilidade inovadoras e personalizadas, tecnológicas e sustentáveis, que geram impacto positivo na vida das pessoas e eficiência nas empresas.

Construa sua Usina Solar

A Cemig SIM, atua desde o projeto à instalação e ajuda sua empresa a reduzir os curtos de energiem até 95%!
Saiba o que é economia compartilhada e por que a energia solar por assinatura está crescendo no Brasil

construa sua usina solar com a cemig sim

Economize até 95% na tarifa de energia da sua empresa

Reduza os custos fixos na sua tarifa de energia em até 95% com Energia Solar, uma solução de energia limpa e renovável

Confira as novidades do Blog Sim

Conteúdos sobre energia solar, sustentabilidade, geração distribuída e todas as novidades da CEMIG SIM!

Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

SIM News

Receba conteúdos sobre energia solar, economia de energia, sustentabilidade e todas as novidades da CEMIG SIM!

CEMIG SIM© 2021 – Todos os Direitos Reservados.

Cemig SIM

Em

Obras!

Estamos reformando esta área para você ter a melhor experiência possível.

Em breve, esse espaço será totalmente seu.