fbpx
S!M NEWS

FAZENDAS SOLARES – ENERGIA SUSTENTÁVEL E COMPARTILHADA

A fazenda solar é uma forma sustentável, eficiente e moderna de geração de energia, que, como o próprio nome diz, utiliza o sol como combustível. A luz do sol é captada por painéis fotovoltaicos que, por sua vez, convertem essa radiação em energia elétrica para abastecer casas, comércio ou mesmo indústrias. Cada vez mais utilizadas, as fazendas solares encontraram no Brasil um lugar privilegiado, uma vez que somos um país com sol o ano inteiro e com grandes extensões de terra. A fazenda solar só é considerada ambientalmente correta quando construída em um local onde a terra não pode ser usada para agricultura ou onde existe vegetação.

O FUNCIONAMENTO DE UMA FAZENDA SOLAR

Depois de escolhido o local da Fazenda Solar, são instaladas as placas fotovoltaicas de maneira a receber uma maior incidência dos raios do sol. Normalmente, são instaladas milhares de placas para fornecer energia elétrica para várias unidades consumidoras. Não há um número oficial de painéis instalados que qualificam um projeto como uma fazenda solar, porém, o consenso é de que um conjunto de painéis fotovoltaicos precisa ter mais que 1MW de potência.

Essa energia é transformada em créditos. A empresa consumidora que deseja economizar na sua conta de energia adquire uma parte da Fazenda Solar, que gera os créditos de energia necessários para o seu consumo. No final de cada mês, a distribuidora calcula a diferença entre o consumo e os créditos que ele possui. Todo esse processo é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Em Minas Gerais, a energia gerada nas placas fotovoltaicas é transmitida e distribuída pela rede de distribuição da Cemig.

A GERAÇÃO COMPARTILHADA

A Geração Compartilhada é uma forma de consórcio ou cooperativa, em que um grupo de consumidores se reúne para financiar ou alugar uma fazenda solar atendida por uma mesma distribuidora. Cada consumidor recebe os créditos de energia correspondente ao seu investimento na fazenda. O cliente não precisa de se preocupar com equipamentos,investimento ou manutenção. Basta escolher a modalidade contratual ideal para suas necessidades de consumo e usufruir dos benefícios dos descontos que podem chegar até 18% no valor da tarifa. Além disso, esse cliente está contribuindo para a preservação do meio ambiente, uma vez que a energia produzida na fazenda solar é limpa e renovável.

Que tal aproveitar a energia do sol, economizar na tarifa mensal de energia da sua empresa e ainda ser mais sustentável? CLIQUE AQUI e faça uma simulação com a Cemig SIM.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *