fbpx

A energia elétrica é essencial para a comunicação e a conexão entre as pessoas. Ligar um ventilador, beber uma água gelada e acessar a internet em casa são coisas tão corriqueiras, porém seriam impossíveis de realizar sem acesso à luz elétrica. Melhor do que conectar pessoas é fazer isso através de uma fonte infinita de energia, como é o caso do sol.  

A fonte solar permite gerar eletricidade de uma forma limpa e sustentável, sem esgotar as fontes naturais. A energia fotovoltaica é melhor e mais barata, porque não polui, não provoca danos ao meio ambiente e ainda é uma fonte de energia gratuita que possui apenas custos de instalação dos sistemas. E se você escolher fazer uso da energia solar por assinatura é ainda melhor, pois não haverá custo de instalação e nem obras.   

Já o sistema de geração distribuída de energia permite aos consumidores gerar a própria energia, o uso da energia fotovoltaica evita a emissão de gases do efeito estufa e ajuda a reduzir a ocorrência de desmatamento, pois a energia é gerada perto do local onde será consumida. 

 

Energia solar e meio ambiente 

Dentre as opções disponíveis de energia renovável, a energia do sol se destaca pela facilidade de instalação dos painéis solares em telhados de residências, empresas, galpões, lojas, terrenos, indústrias e diversos outros locais. A energia solar tem potencial para ser a fonte mais utilizada para a geração de energia elétrica, o setor está em pleno crescimento no Brasil e deve atingir recordes de instalação neste ano.  

A cada segundo o sol libera uma quantidade de energia superior a energia produzida pelo ser humano em toda a história. O sol é uma estrela com potencial inesgotável de energia que pode ser utilizada para gerar um impacto positivo no meio ambiente, preservando os recursos naturais não renováveis.  

O desmatamento, a emissão de CO2 e o uso de combustíveis fósseis para geração de energia causam problemas ambientais e desequilíbrio no clima que pode ser percebido com a ocorrência de eventos extremos como enchentes, ondas de frio, aumento da temperatura do planeta e outros acontecimentos cada vez mais frequentes e intensos. Por isso se fala tanto em diversificar a matriz energética do país e aumentar a participação de fontes limpas de energia, como a eólica e a solar.   

 

Desenvolvimento econômico sustentável 

A intensa e brilhante luz do sol é uma aliada para o mundo moderno por impulsionar o crescimento econômico de maneira sustentável. Além de gerar emprego e renda, a execução cada vez mais intensa de projetos de expansão e instalação de usinas fotovoltaicas para suprir a necessidade de geração de energia contribui com o crescimento econômico e reduz o impacto no meio ambiente.  

O desenvolvimento sustentável é pauta constante nas discussões governamentais e empresariais, frequentemente as conversas giram em torno de buscar alternativas que promovam o crescimento sem causar desgaste no meio ambiente e que reflita positivamente para a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Essas alternativas se apresentam como soluções ecológicas que consigam suprir as necessidades do mundo atual e ao mesmo tempo preservar o planeta para as gerações futuras.  

A sustentabilidade no contexto empresarial está diretamente ligada a economia, que só é possível através de uma gestão sustentável que se preocupa com o meio ambiente e com a comunidade onde a empresa está inserida. O termo ESG que vem ganhando visibilidade no mercado, representa boas práticas ambientais, sociais e governamentais cada vez mais essenciais para a competitividade das organizações.  

  

Ambição 2030 

Lançado em abril deste ano, o programa Ambição 2030 convoca CEOs e líderes de grandes companhias brasileiras a se comprometerem com as metas da ONU para o ano de 2030, realizando ações concretas dentro de sete áreas em conformidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

A ONU espera que os líderes se comprometam com o desenvolvimento social e ambiental dos próximos anos, juntamente com os órgãos públicos, empresas do terceiro setor e a sociedade como um todo.        

A Ambição 2030 possui sete movimentos com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU, são eles:  

  • Mente em Foco: cuidar da saúde mental dos trabalhadores. 
  • Elas Lideram 2030: cuidar para que as mulheres ocupem posições de alta liderança. 
  • +Água: alcançar a universalização do saneamento e a segurança hídrica do país. 
  • Salário Digno: garantir que 100% dos funcionários recebam um salário digno.    
  • Raça é Prioridade: garantir que pessoas negras ocupem posição de liderança.  
  • Ambição Net Zero: reduzir a emissão de CO².  
  •  Transparência 100%: desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.  

 

Segurança Energética e Emergência Climática 

Os altos preços da energia elétrica estão diretamente associados aos resultados da emergência climática que têm causado inúmeros eventos extremos em diversos locais do planeta. Entre as diversas ideias apresentadas em Davos para atender às demandas da emergência climática e garantir a segurança energética está a geração de energia localmente a partir de fontes como a solar e a eólica.  

Além de ser uma fonte limpa e inesgotável de energia, o sol traz inúmeros benefícios para o bolso do consumidor que opta por construir a própria usina solar ou por um plano de energia solar por assinatura, serviços que são oferecidos para os clientes da Cemig SIM com o objetivo de democratizar a energia solar em Minas Gerais. 

Construa sua Usina Solar

A Cemig SIM, atua desde o projeto à instalação e ajuda sua empresa a reduzir os custos de energia em até 95%!

SIM é economia para Você!

A Cemig SIM, oferece planos de energia solar por assinatura para sua casa, apartamento, MEI, empresa ou condomínio.

construa sua usina solar com a cemig sim

Economize até 95% na tarifa de energia da sua empresa

Reduza os custos fixos na sua tarifa de energia em até 95% com Energia Solar, uma solução de energia limpa e renovável

Confira as novidades do Blog Sim

Conteúdos sobre energia solar, sustentabilidade, geração distribuída e todas as novidades da CEMIG SIM!

Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

SIM News

Receba conteúdos sobre energia solar, economia de energia, sustentabilidade e todas as novidades da CEMIG SIM!

CEMIG SIM© 2021 – Todos os Direitos Reservados.

Cemig SIM

Em

Obras!

Estamos reformando esta área para você ter a melhor experiência possível.

Em breve, esse espaço será totalmente seu.