fbpx

O crescimento do mercado de geração de energia solar tem levado milhares de pessoas e empresas dos mais variados segmentos a investir nessa modalidade limpa e econômica. Conforme dados divulgados este ano pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), 99,9% de todas as conexões de micro e minigeração distribuídas de energia instaladas no Brasil são da fonte solar fotovoltaica. O cenário revela que o brasileiro está mais aberto e atento para novas formas de economizar na tarifa de energia, levando em consideração também, a possibilidade de se fazer presente em um modelo ambientalmente sustentável. Um cuidado essencial para garantir o sucesso da geração própria de energia solar e a segurança do procedimento, está na instalação das placas fotovoltaicas, responsáveis pela captação da energia. Se o sistema não for executado por profissionais capacitados, o que era para ser uma solução, pode se tornar uma tremenda dor de cabeça.

Em junho/2022, o teto de uma churrascaria localizada no município de Serra Branca, no interior da Paraíba, cedeu, deixando 20 pessoas – entre clientes e funcionários – feridos. O estabelecimento contava com 22 placas fotovoltaicas instaladas. Miltitares do Corpo de Bombeiros que atenderam a ocorrência afirmaram, à época, que a causa do acidente, muito provavelmente, estava ligada à falta de sustentação da estrutura do imóvel para suportar os painéis e demais intervenções, como o acabamento em gesso que havia no local . A corporação aguradava o laudo oficial da administração municipal para conclusão.

Acidentes 6do tipo são evitáveis, desde que, quem decida economizar na conta de luz gerando a própria energia, opte por empresas referendadas para a executar o serviço de instalação dos painéis solares. Somente uma empresa credenciada tem capacidade técnica para avaliar as estruturas de cada imóvel e conduzir a fixação dos painéis fotovoltaicos com segurança.

Veja algumas situações recorrentes:

  • O concreto pode fraturar;
  • Madeiras se degradam com fungos;
  • Estruturas em aço podem sofrer corrosão ou estarem mal soldadas.

Essas são algumas das muitas características que são identificadas a partir de uma análise estrutural bem fundamentada. É a partir desse estudo de viabilidade técnica, feito por empresas gabaritadas para este tipo de trabalho, que residências e empresas estarão abalizadas para receberem ou não os painéis fotovoltaicos. A avaliação leva em conta, inclusive, intempéries como ventos e chuvas.

Riscos de instalações sem execução profissional:

  • Ausência de ferramentas e equipamentos adequados: equipes especializadas contam com materiais próprios para a instalação dos paineis. O improviso pode danificar de maneira permanente os painéis;
  • Posionamento correto das placas: somente um técnico capacitado saberá posicionar os painéis de modo que eles captem com a maior eficiência possível os raios de sol que incidem no local da instalação;
  • Acidentes: equipes de empresas com know how para o procedimento recebem treinamentos para atuar em alturas diversas e usam os equipamentos de proteção individual (EPIs) exigidos para o trabalho. Além disso, há o risco de choques elétricos, independentemente do tipo de corrente do local (contínua ou alternada). É preciso estar capacitado para diminuir riscos!;
  • Dimensões corretas: profissionais dedicados à instalação têm plenas condições de fornecer o dimensionamento ideal dos paineis fotovoltaicos, metragem de cabos e tipificação de conversor adequada para a demanda de cada imóvel;
  • Conexões e ligações: a instalação de sistemas de energia solar requerem também cuidados com a conexão de cabos e fios, uma vez que as placas funcionam com corrente elétrica contínua que, necessariamente, deve ser convertida em corrente alternada para utilização dos painéis fotovoltaicos em imóveis. Qualquer erro de conexão pode queimar equipamentos, e ainda, comprometer a estrutura elétrica;
  • Garantia: a instalação feita por técnico especializado é uma exigência dos fabricantes de placas solares. Quem aposta na instalaçaõ por conta própria, assume todos os riscos e perde a garantia de assistência técnica oferecida pelo fabricante.

A Cemig SIM atua em parceria com os melhores fornecedores do mercado. Os paineis – tanto das usinas solares, quanto aqueles instalados em residências, condomínios, empresas e indústrias clientes da SIM – contam com procedência e seguem todas as normas de segurança e homologações necessárias para serem comercializados no Brasil. A assistência técnica de excelência é dedicada antes, durante e depois da instalação, oferecendo segurança e confiabilidade em todo o processo.

 Usinas solares SIM

 A Cemig SIM auxilia pessoas e empresas interessadas em gerar sua própria energia, com soluções integradas e personalizadas de eficiência energética.

O Hotel Capital das Pedras, localizado em Teófilo Otoni, é um empreendimento cliente SIM. Com um projeto personalizado, toda a concepção foi executada conforme as características de consumo e área disponível para a instalação das placas solares do estabelecimento. O local tem 324 painéis solares com geração mensal de 16.000 kWh.

A economia na tarfia de energia do Hotel Capital das Pedras e de quem deseja produzir a própria energia, pode chegar a 95%.

Acesse nosso simulador e navegue em no site da Cemig SIM. A SIM tem opções de kits de energia solar fotovoltaica para sua residência ou empresa. Confira e economize!

Construa sua Usina Solar

A Cemig SIM, atua desde o projeto à instalação e ajuda sua empresa a reduzir os custos de energia em até 95%!

SIM é economia para Você!

A Cemig SIM, oferece planos de energia solar por assinatura para sua casa, apartamento, MEI, empresa ou condomínio.

Chegou o SIM MOB!

Com o SIM Mob oferecemos soluções de mobilidade inovadoras e personalizadas, tecnológicas e sustentáveis, que geram impacto positivo na vida das pessoas e eficiência nas empresas.

construa sua usina solar com a cemig sim

Economize até 95% na tarifa de energia da sua empresa

Reduza os custos fixos na sua tarifa de energia em até 95% com Energia Solar, uma solução de energia limpa e renovável

Confira as novidades do Blog Sim

Conteúdos sobre energia solar, sustentabilidade, geração distribuída e todas as novidades da CEMIG SIM!

Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

SIM News

Receba conteúdos sobre energia solar, economia de energia, sustentabilidade e todas as novidades da CEMIG SIM!

CEMIG SIM© 2021 – Todos os Direitos Reservados.

Cemig SIM

Em

Obras!

Estamos reformando esta área para você ter a melhor experiência possível.

Em breve, esse espaço será totalmente seu.