fbpx

O atual custo de vida e a preocupação com o cenário ambiental têm levado cidadãos do mundo inteiro a repensar hábitos e buscar por opções acessíveis, que aliviem o orçamento e impactem o menos possível o meio ambiente. Essa mudança de mindset vale tanto na esfera doméstica, quanto no universo corporativo. E no rol de despesas inevitáveis e de grande efeito à sustentabilidade do planeta, a conta de energia se destaca. No Brasil, essa fatura tem algumas particularidades, com valores variáveis, já que a tarifa acompanha o nível hídrico dos reservatórios e traz consigo a indexação de diversos tributos. Mas essa realidade começa a mudar, pois é neste cenário que a energia limpa e renovável surge como caminho propício para reduzir gastos de cidadãos e empresas, ao mesmo tempo em que contribui vertiginosamente para a preservação do ecossistema.

Nesse sentido, a geração própria de energia surge como possibilidade real de economia e de conduta ambientalmente sustentável, sem que seja necessário contar com espaços grandiosos ou terrenos extensos para iniciar o processo de implantação das placas fotovoltaicas. Usinas de energia solar são versáteis e permitem a instalação em tetos de residências e prédios comerciais/industriais, formando as conhecidas usinas solares verticalizadas.

No Brasil, milhares de pessoas e corporações vêm lançando mão dessa alternativa que é a geração própria de energia. As modalidades de micro e a minigeração de energia solar limpa e renovável trazem benefícios em diversos aspectos e, por isso, são estimuladas em vários países. O Brasil comprova a tendência, ao ocupar a 4ª posição no último ranking de usinas solares instaladas, divulgado ano passado pela Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), ficando atrás apenas de China, Estados Unidos e Índia.

Vantagens da geração própria de energia

ECONOMIA

A economia na conta de luz é sem dúvida um dos benefícios mais significativos da geração própria de energia limpa e renovável. Com descontos na tarifa que podem chegar a 18%, ter a própria usina fotovoltaica contribui para tornar empresas e indústiras mais competitivas e eficientes – independentemente de seu tamanho e nicho de mercado – e residências com orçamentos menos onerosos.

FONTE INFINITA E GRATUITA DE ENERGIA

No sistema fotovoltaico, o sol é a fonte de energia, o que torna essa modalidade uma matriz inesgotável (renovável) e sem custos, ao contrário do que ocorre com o sistema hídrico de geração de energia, por exemplo.

SUSTENTABILIDADE

O processo de geração de energia solar – do início ao fim – não traz impactos ambientais. O sistema fotovoltaico elimina a emissão de CO2 no meio ambiente, não gera qualquer poluição sonora, e ainda, não cria lixo desnecessariamente, uma vez que tem vida útil que varia entre 25 e 30 anos. Além disso, não é necessária qualquer intervenção no meio ambiente para sua instalação, como derrubada de árvores ou desvio de cursos d’água.

CRÉDITOS ENERGÉTICOS

O consumidor – pessoa física ou jurídica – que investe na geração própria de energia limpa, adquire os chamados créditos energéticos. Funciona assim: o excedente de energia, ou seja, o volume de energia que é gerado e não é consumido, é injetado na rede da concessionária que devolve essa “sobra” por meio dos créditos energéticos. Eles podem ser utilizados pelo consumidor por um período de 60 meses, em diferentes imóveis do mesmo proprietário, via CPF ou CNPJ.

Como funciona a energia solar

 A energia é gerada remotamente por usinas fotovoltaicas em áreas com radiação solar mais favorável, e chega normalmente pela rede da distribuidora, com a vantagem de ter menor custo. As usinas solares podem ser instaladas em residências ou imóveis comerciais, no chão ou mesmo no teto de edifícios.

Os painéis fotovoltaicos instalados captam os raios de sol e produzem energia elétrica.

  • A energia é injetada na rede de distribuição para consumo
  • A energia gerada é destinada aos consumidores para compensação

Como instalar os paineis para captação de energia solar

 A instalação das placas fotovoltaicas é um procedimento que, dependendo do tamanho, pode ser finalizada em apenas um dia. Vale ressaltar a importância de contar com empresa capacitada e que tenha know how para o procedimento.

Verifique a incidência solar. A energia fotovoltaica pode ser produzida mesmo em dias nublados, em virtude do sistema de funcionamento dos painéis. Mas para isso, é necessário que as placas estejam instaladas em local com índice elevado de incidência do sol. Cheque a localização geográfica de sua residência ou empresa para que as placas sejam instaladas em local mais estratégico, para produzir energia com a máxima eficiência.

Avalie os custos. Pesquise modelos disponíveis no mercado e quais se adequam ao uso que você pretende. Veja como funciona cada um deles. Sempre considere a eficiência do modelo e sua vida útil.

Peça o parecer de acesso à concessionária de energia. Este documento é obrigatório e traz todas as informações necessárias sobre as circunstânicas do acesso à eneregia no local da instalação, e ainda, informações técnicas para a produção de energia elétrica por meio da captação de energia solar.

Entre você também da nova era da energia! Economize e contribua com a sustentabilidade do planeta utilizando uma energia limpa e acessível. Clique aqui, faça uma simulação com a Cemig SIM e aproveite para conhecer as opções de kits de energia solar fotovoltaica que a  SIM tem para sua residência ou empresa.

Construa sua Usina Solar

A Cemig SIM, atua desde o projeto à instalação e ajuda sua empresa a reduzir os custos de energia em até 95%!

SIM é economia para Você!

A Cemig SIM, oferece planos de energia solar por assinatura para sua casa, apartamento, MEI, empresa ou condomínio.

Chegou o SIM MOB!

Com o SIM Mob oferecemos soluções de mobilidade inovadoras e personalizadas, tecnológicas e sustentáveis, que geram impacto positivo na vida das pessoas e eficiência nas empresas.

construa sua usina solar com a cemig sim

Economize até 95% na tarifa de energia da sua empresa

Reduza os custos fixos na sua tarifa de energia em até 95% com Energia Solar, uma solução de energia limpa e renovável

Confira as novidades do Blog Sim

Conteúdos sobre energia solar, sustentabilidade, geração distribuída e todas as novidades da CEMIG SIM!

Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

SIM News

Receba conteúdos sobre energia solar, economia de energia, sustentabilidade e todas as novidades da CEMIG SIM!

CEMIG SIM© 2021 – Todos os Direitos Reservados.

Cemig SIM

Em

Obras!

Estamos reformando esta área para você ter a melhor experiência possível.

Em breve, esse espaço será totalmente seu.