fbpx

Economia e sustentabilidade são apenas alguns dos atributos que fazem da energia solar uma fonte atrativa para consumidores de todos os segmentos: pessoas físicas, condomínios, empresas e indústrias. Os benefícios têm conquistado um número cada vez maior de brasileiros, a ponto de mudar a matriz elétrica do país. A potência instalada de energia fotovoltaica deixou para trás o gás natural e a biomassa, se tornando a terceira maior fonte, atrás da hídrica (53,9%) e eólica (10,8%), respectivamente. Na matriz, a energia solar reponde por 9,1% de participação.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) aponta que a energia solar soma 18.6 GW de capacidade instalada e as expectativas são animadoras. O Brasil está entre os 15 maiores produtores globais de energia solar e a entidade estima que a capacidade fotovoltaica nacional ainda cresça cerca de 90% este ano.

Energia solar se torna a terceira fonte mais utilizada no Brasil
FONTE: Absolar

O excelente momento do setor está diretamente ligado à geração de energia solar em residências, conforme a Absolar. As pessoas optam por essa alternativa para reduzir o valor da conta de luz – um dos gastos básicos que mais oneram o orçamento das famílias. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que um em cada quatro brasileiros não consegue pagar as contas, evidenciando o quanto alternativas mais econômicas para produtos e serviços são imprescindíveis para equilibrar os gastos. De acordo com o estudo, 16% dos brasileiros tiveram que vender algum bem para pagar dívidas.

Hoje, 70% da energia solar produzida no país são gerados pelos pequenos sistemas instalados nos telhados. Outro fator preponderante para o avanço da energia fotovoltaica são as linhas de financiamento para os sistemas de minigeração e microgeração. Em entrevista ao portal G1, Bárbara Rubim, vice-presidente da Absolar, destacou que atualmente existem mais de 100 linhas de financiamento disponíveis para o consumidor que deseja gerar a própria energia.

Nesse contexto de incentivos à geração própria, o marco legal da energia solar tem papel fundamental, uma vez que permite a empresas e consumidores que fizerem adesão ao sistema fotovoltaico em 2022, a isenção de taxações até 2045. A partir de janeiro de 2023, o consumidor que aderir à geração própria de energia solar pagará impostos.

Economia, sustentabilidade e setor aquecido

De acordo com a L8 Energy (distribuidora de equipamentos para sistemas fotovoltaicos), consumidores que aderem à geração própria de energia solar economizam até 4 vezes mais na conta de luz, mesmo com bandeira tarifária vermelha – a mais crítica.

A Absolar estima que a fonte de energia solar gerou mais de R$97,8 bilhões em investimentos no Brasil, desde 2012. A sustentabilidade do sistema também chama a atenção: conforme a Associação, 27,3 milhões de toneladas de gás carbônico provenientes da geração de eletricidade deixaram de ser emitidos, ao longo dos últimos 10 anos (2012 a 2022).

E quem não tem como investir ou instalar os módulos em casa?

O consumidor que não quer, ou não tem condições de instalar os painéis fotovoltaicos em sua residência ou empresa – seja por uma questão financeira, ou mesmo falta de espaço adequado – só fica de fora da nova era da energia se quiser! Com a Cemig SIM, é possível economizar com a energia solar, sem custos e sem obras.

A adesão por assinatura oferecida pela SIM permite ao consumidor contar com uma categoria de energia sustentável e econômica. A energia gerada pelas 21 usinas solares da SIM espalhadas em 14 municípios de Minas Gerais é injetada na rede de distribuição. Essa energia é vendida na forma de créditos, que são abatidos nas tarifas de luz, uma vez que estão na mesma área de concessão da distribuidora.

E dessa forma, o cliente SIM economiza na conta de luz, sem a necessidade de investimentos e intervenções no imóvel de casa ou da empresa, por meio de uma jornada 100% digital e simples.

Faça uma simulação e venha fazer parte das comunidades solares da SIM. Economize na conta de energia você também!

Construa sua Usina Solar

A Cemig SIM, atua desde o projeto à instalação e ajuda sua empresa a reduzir os custos de energia em até 95%!

SIM é economia para Você!

A Cemig SIM, oferece planos de energia solar por assinatura para sua casa, apartamento, MEI, empresa ou condomínio.

construa sua usina solar com a cemig sim

Economize até 95% na tarifa de energia da sua empresa

Reduza os custos fixos na sua tarifa de energia em até 95% com Energia Solar, uma solução de energia limpa e renovável

Confira as novidades do Blog Sim

Conteúdos sobre energia solar, sustentabilidade, geração distribuída e todas as novidades da CEMIG SIM!

Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

SIM News

Receba conteúdos sobre energia solar, economia de energia, sustentabilidade e todas as novidades da CEMIG SIM!

CEMIG SIM© 2021 – Todos os Direitos Reservados.

Cemig SIM
Em
Obras!
Estamos reformando esta área para você ter a melhor experiência possível.
Em breve, esse espaço será totalmente seu.