fbpx

Primeiro, foi Brasília. Poucos meses depois, brasileiros de 26 capitais já experimentam os benefícios do 5G, nova geração de internet móvel, que enfim, chegou por aqui. Com a promessa de tornar o processo de baixar e enviar arquivos mais veloz, deixar conexões mais estáveis e reduzir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos, a modalidade muda, definitivamente, o conceito de conectividade que conhecemos. Empresas e pessoas vão experimentar um novo momento, já que com seus atributos, o 5G impacta diretamente as metodologias de conectividade aplicadas até aqui.

Para se ter uma ideia da mudança, o 5G chega a uma velocidade entre 1 e 10Gbps (gigabits por segundo), o que representa uma diferença 100 vezes maior, quando comparada à tecnologia 4G. O portal G1, fez um comparativo entre a 5G e a 4G, em ações comuns no dia a dia de grande parte dos brasileiros. Veja como seus hábitos digitais serão impactados:

  • Baixar um filme de 25GB de tamanho – 4G: mais de 35 minutos | 5G: 21 segundos
  • Tempo de resposta entre dispositivos – 4G: 50 a 70 milissegundos | 5G: 1 a 5 milissegundos

O fato de o 5G permitir uma conectividade com muito mais dispositivos ao mesmo tempo, é uma das características que fará a diferença, sobretudo, para nichos do setor produtivo e de serviços. Setores como os de energia, automotivo, agronegócio, saúde, dentre outros, são apenas alguns exemplos.

Rodrigo Ferreira, gerente de TI e Inovação da Cemig SIM, destaca que a 5G vai possibilitar a transformação na indústria 4.0, e trará serviços inovadores para consumidores e empresas. “No Brasil, acredito que avançaremos usando benchmarkings internacionais como a China, Coreia do Sul, Japão, Alemanha e EUA, onde setores como logística, telemedicina, agropecuária, segurança e energia utilizam o 5G para melhorias de eficiência e eficácia em suas operações.”

IoT, setor energético e indústria

A maior eficiência dessa nova realidade digital, como citado por Ferreira, poderá ser sentida pela indústria em suas linhas de produção automatizadas, como também, no segmento da saúde, que alcançará ainda mais confiabilidade nos procedimentos de cirurgias remotas, por exemplo, com tempo de resposta reduzido.

Especificamente para o setor de energia, o 5G cria oportunidades diversas. Com maiores velocidade e estabilidade de conexão, a transmissão de dados ganha um novo patamar. E com esse movimento, o segmento IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês) passa a ter ainda mais relevância, com possibilidade de controle dos dispositivos elétricos de residências e indústrias. A ideia de dotar casas de sensores inteligentes interconectados pelo 5G, para detectar, entre tantas possibilidades, o gasto energético local, é uma realidade bem próxima.

A eficiência energética aliada à concepção de Smart Grids, tende a ganhar muito com o 5G. A tecnologia abre espaço para que dados sejam coletados e transmitidos com mais velocidade, permitindo que redes elétricas inteligentes sejam mais amplamente adotadas, levando à geração de uma energia cada vez mais sustentável e limpa.

5G no dia a dia

A experiência digital passa a um outro nível com o 5G. Vídeo chamadas, jogos on-line, transmissões ao vivo serão muito mais rápidas, nítidas e com estabilidade para não deixar ninguém perder o principal recado de uma reunião, a “hora do loot” no game, ou o momento “sagrado” do gol, em uma partida de futebol.

As transações financeiras via aplicativos também estão nesse rol de atividades impactadas pelo 5G. Haverá um impulso significativo em pagamentos digitais e, com isso, há grande chance de que o risco de fraudes seja minimizado.

Calma…

Ainda será preciso paciência para ver a nova tecnologia disseminada no Brasil. A logística é complexa, mas ainda assim, Rodrigo Ferreira, da Cemig SIM, está otimista quanto à aplicabilidade. “Em um país tão amplo e populoso como o Brasil, o atendimento do 5G é extremamente desafiador. Aspectos culturais, econômicos, políticos e tecnológicos precisam evoluir e as partes envolvidas desse complexo ecossistema precisam trabalhar em harmonia. Acredito que em setembro teremos o 5G nas capitais brasileiras, mas devido à quantidade mínima de antenas por habitantes, a qualidade será limitada. Possivelmente, os níveis adequados para uma utilização de forma ampla demandarão de dois a quatro anos”, ressalta.      

O caminho está traçado e o start foi dado! Toda essa nova experiência está prestes a chegar para milhares de brasileiros e o 5G é um caminho sem volta. A tecnologia está disponível em mais de 30 países e agora, chegou a vez de o Brasil surfar nessa conectividade rápida, estável e disruptiva.

Jornada digital e sustentabilidade

Aliar tecnologia a uma jornada digital eficiente está no DNA da Cemig SIM, que já nasceu com essa pegada inovadora. A nova era da energia também é parte desse contexto ágil e on-line.

Nesse sentido, o 5G possibilitará uma nova experiência na jornada digital dos clientes SIM, conforme explica Ferreira. “Com maior velocidade de download e largura de banda, a contratação será mais rápida e novas funções de segurança e conectividade serão oferecidas. Nas fazendas solares da SIM, a utilização de robôs, drones e equipamentos telecomandados possibilitarão operação e manutenção focados em eficiência energética e, consequentemente, maior economia para nossos clientes.” 

Seja parte dessa comunidade solar inovadora você também! Acesse nosso site e FAÇA UMA SIMULAÇÃO. Saiba como entrar em um mercado que cresce a cada dia, gerando economia e mais sustentabilidade para o planeta, de um jeito rápido, simples e atual.

Construa sua Usina Solar

A Cemig SIM, atua desde o projeto à instalação e ajuda sua empresa a reduzir os custos de energia em até 95%!

SIM é economia para Você!

A Cemig SIM, oferece planos de energia solar por assinatura para sua casa, apartamento, MEI, empresa ou condomínio.

construa sua usina solar com a cemig sim

Economize até 95% na tarifa de energia da sua empresa

Reduza os custos fixos na sua tarifa de energia em até 95% com Energia Solar, uma solução de energia limpa e renovável

Confira as novidades do Blog Sim

Conteúdos sobre energia solar, sustentabilidade, geração distribuída e todas as novidades da CEMIG SIM!

Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

SIM News

Receba conteúdos sobre energia solar, economia de energia, sustentabilidade e todas as novidades da CEMIG SIM!

CEMIG SIM© 2021 – Todos os Direitos Reservados.

Cemig SIM
Em
Obras!
Estamos reformando esta área para você ter a melhor experiência possível.
Em breve, esse espaço será totalmente seu.